Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
pre_compilacao [d/mY H:i]
laureano
pre_compilacao [d/mY H:i]
laureano
Linha 126: Linha 126:
 </​code>​ </​code>​
  
-Em certos casos é preciso selecionar um trecho de um código de acordo com uma condição pré-estabelecida,​ de forma que se compile ou não um trecho do código.+Em certos casos é preciso selecionar um trecho de um código de acordo com uma [[comandos_selecao|condição]] pré-estabelecida,​ de forma que se compile ou não um trecho do código.
  
 Esta técnica, chamada compilação condicional,​ é muito usada quando se tem um programa que será usado em diversas plataformas (Linux, Windows, etc) e somente um pequeno trecho de programa difere de um sistema para outro. Como é extremamente desejável que se tenha um único código, simplificando assim a manutenção e evitando riscos de alterar em um sistema e esquecer de se alterar em outro, utiliza-se à compilação condicional nos trechos diferentes. Esta técnica, chamada compilação condicional,​ é muito usada quando se tem um programa que será usado em diversas plataformas (Linux, Windows, etc) e somente um pequeno trecho de programa difere de um sistema para outro. Como é extremamente desejável que se tenha um único código, simplificando assim a manutenção e evitando riscos de alterar em um sistema e esquecer de se alterar em outro, utiliza-se à compilação condicional nos trechos diferentes.
  
-Pode-se selecionar somente um trecho com o ''​**#​if**''​ ou selecionar entre dois trechos com o ''​**#​if...#​else..**''​ O final do trecho em qualquer um dos casos é delimitado pela diretiva ''​**#​endif**''​.+Pode-se ​[[comandos_selecao|selecionar]] somente um trecho com o ''​**#​if**''​ ou selecionar entre dois trechos com o ''​**#​if...#​else..**''​ O final do trecho em qualquer um dos casos é delimitado pela diretiva ''​**#​endif**''​.
  
 Para finalizar, ressalta-se que o ''​**#​if**''​ só será executado se na fase de pré-compilação for possível resolver a expressão condicional colocada. Portanto não é possível se fazer compilação condicional baseada em valores de [[[[variavel_definicao|variáveis]] da Linguagem C, pois o valor da [[variavel_definicao|variável]] só estará disponível quando o programa for executado e não durante a compilação. Para finalizar, ressalta-se que o ''​**#​if**''​ só será executado se na fase de pré-compilação for possível resolver a expressão condicional colocada. Portanto não é possível se fazer compilação condicional baseada em valores de [[[[variavel_definicao|variáveis]] da Linguagem C, pois o valor da [[variavel_definicao|variável]] só estará disponível quando o programa for executado e não durante a compilação.
Linha 362: Linha 362:
 A última linha do programa é: 26 A última linha do programa é: 26
 </​code>​ </​code>​
 +
 + --- //​[[marcos@laureano.eti.br|Marcos Laureano]] 2009/05/07 14:31//
pre_compilacao.txt · Última modificação: d/mY H:i por laureano
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0