Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


variavel_definicao

Definição de Variáveis

Para se usar uma variável em C, ela deve ser definida indicando o seu tipo e o seu nome. Para se fazer isto se deve usar a seguinte sintaxe:

tipo nome1 [, nome2]… ;

Pode-se definir em uma mesma linha mais de uma variável, bastando para isto colocar os nomes das variáveis separados por vírgulas. Isto deve ser usado somente quando as variáveis são simples e não se precisa explicar o uso das mesmas. Como sugestão deve-se colocar sempre uma única variável por linha e após a definição da mesma colocar um comentário com a descrição mais completa.

Exemplos:

float fValorSalario;
char cSexo;
int i,k,j;

Atribuição de Valores

Ás vezes ao se definir uma variável é desejável que a mesma já tenha um valor pré-definido. A linguagem C permite que quando se defina uma variável se indique também o valor inicial da mesma. Deve-se colocar após a definição da variável o caractere “=” seguido de um valor compatível com o tipo da variável.

Exemplos:

float fValorSalario = 15000; /* Sonhar não paga imposto */
char cSexo = ‘M’;
int i,k,j;

Nomenclatura de Variáveis

Toda variável de um programa deve ter um nome único dentro do contexto de existência dela. Para se formar o nome de uma variável deve-se seguir algumas regras impostas pelo compilador. Estas regras são:

  1. O nome de uma variável deve começar por uma letra ou por um caractere “_” (“underline”).
  2. Os demais caracteres de uma variável podem ser letras, dígitos e “_”.
  3. O compilador reconhece os primeiros 31 caracteres para diferenciar uma variável de outra.
  4. 0 Um ponto importante a ser ressaltado é que para o compilador C as letras maiúsculas são diferentes das letras minúsculas.

O processo de escolha de nome de uma variável é importante para a legibilidade de um programa em manutenções posteriores. Algumas regras básicas que se seguidas irão melhorar muito a futura manutenção do programa.

  • Não utilize nomes que não tenham significados com o uso da variável. Por exemplo: uma variável cont utilizada para se guardar a soma de um procedimento. Melhor seria utilizar uma variável com o nome de soma.
  • Se uma variável for utilizada para guardar a soma de um valor, por exemplo, total de descontos, além da função coloque também o conteúdo da mesma, chamando a variável de SomaDesconto.
  • Se desejar, coloque uma letra minúscula no início indicando o tipo da variável. Isto facilita muito o entendimento na fase de manutenção. Esta técnica é chamada de Nomenclatura Húngara. Procure utilizar esta técnica em todo o programa e mantenha uma única maneira de se indicar o tipo, pois pior que não ter uma indicação de tipos de variáveis no seu nome é ter duas maneiras diferentes de indicar isto. Pode-se juntar mais de uma letra caso o tipo de uma variável seja composta.
Tipo Prefixos Exemplo
char (ch) chOpt
short (sh) shTipo
int (i) iNum
long (l) lValor
float (f) fImposto
double (db) dbGraus
string (s) sTela
string c/ \0 (sz) szNome
structs (definição) (ST_) ST_Monit
structs (st) stFile
union (definição) (U_) U_Registro
union (un) unBuff
ponteiros (p)(tipo) pchOpt
Variáveis Globais (G_)(tipo) G_lValor
  • Procure usar somente abreviaturas conhecidas, como por exemplo: Vlr, Cont, Tot, Deb, Cred, etc. Quando o significado não pode ser abreviado, utilize a forma integral. Exemplos: Balanceamento, GiroSemanal, etc.
  • Se a variável possui mais de uma palavra em seu nome, procure colocar sempre a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas em cada palavra. Exemplos: GiroSemanal, ContContasNegativas, SomaValorSaldo, TotDebitos.
  • Utilize as combinações dos prefixos. Um ponteiro para inteiro poderá ser iniciado por p (ponteiro) + 'i' (inteiro).

Exemplos:

int * piValor; /* ponteiro para inteiro */
struct my_struct * pstEstrutura /* ponteiro para estrutura */
double G_dbValor /* variável global do tipo double */

Marcos Laureano 2008/04/25 09:58

variavel_definicao.txt · Última modificação: 2023/09/12 16:14 por 127.0.0.1