Sintaxe:
int connect(int sockfd, const struct sockaddr * serv_addr, socklen_t addrlen);
A função connect inicia uma conexão socket do lado do cliente, não é necessário associar uma parte no cliente. Na estrutura passada é informada as informações relacionadas ao servidor (destino). A função retorna 0 (zero) se a conexão foi bem sucedida ou –1 se houve erro.
Veja o exemplo:
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <strings.h> #include <errno.h> #include <sys/types.h> #include <sys/socket.h> #include <netinet/in.h> #include <arpa/inet.h> int main(void) { int iSock; struct sockaddr_in dest_addr; iSock = socket(AF_INET, SOCK_STREAM, 0); if( iSock == -1) { perror("socket:"); exit(1); } dest_addr.sin_family = AF_INET; dest_addr.sin_port = htons(4950); dest_addr.sin_addr.s_addr = inet_addr("127.0.0.1"); bzero(&(dest_addr.sin_zero), 8); if( connect (iSock,(struct sockaddr *)&dest_addr, sizeof(struct sockaddr)) < 0) { perror("connect:"); exit(1); } return 0; }
— Marcos Laureano 2008/04/25 06:24