Características para um sistema ser considerado cliente/servidor:
A chave para entender o conceito de programação cliente/servidor, é o entendimento do relacionamento lógico entre a entidade que requisita o serviço (isto é, o cliente) para a outra entidade (o servidor), que provê os serviços requisitados.
Um cliente pode manter um relacionamento com diferentes servidores, que o atendam. Um servidor pode atender múltiplos clientes.
Um atributo do servidor é pode atender vários clientes. Uma forma é criar servidores escravos para atender aos clientes. Neste exemplo, para cada cliente tem-se um servidor dedicado (relação de 1 para 1).
São dois os tipos de conexão utilizados em uma comunicação. Conexão orientada e conexão não orientada.
Na conexão do tipo connectionless (não orientado a conexão):
Este tipo de comunicação também é chamada de comunicação por datagramas. O serviço postal é um exemplo na vida real para este tipo de comunicação, afinal é possível enviar uma carta sem que alguém a esteja esperado.
O outro tipo de comunicação é conhecido como connection-oriented (orientado a conexão):
Este tipo de comunicação é conhecido como datastream ou somente conexão stream. O serviço de telefonia é um exemplo na vida real para este modelo. Deve haver uma pessoa do outro lado para atender a chamada telefônica.
A programação para rede utiliza as seguintes funções:
E utiliza as seguintes estruturas:
— Marcos Laureano 2009/02/14 11:52