Função main

Todo programa em C deve ter uma função chamada main. É por esta função que será iniciada a execução do programa. Deve-se especificar o tipo da saída da função, que pode ser int ou void.

Caso seja colocado int, o valor retornado pela função main estará disponível teste no sistema operacional.

Caso o retorno da função seja declarado como void, nada será retornado ao sistema operacional. Alguns compiladores podem exigir que o retorno da função main seja declarado como int.

Veja o exemplo:

#include <stdio.h>
 
void main ()
{
   printf("\nAlo mundo!!!");
   return.
}

OU

#include <stdio.h>
 
int main()
{
   printf("\nAlo mundo!!!");
   return 0;
}

OU

#include <stdio.h>
 
int main(void)
{
   printf("\nAlo mundo!!!");
   return 0;
}

O que main devolve

De acordo com o padrão ANSI, a função main devolve um inteiro para o processo chamador (geralmente o sistema operacional). Devolver um valor em main é equivalente a chamar a função exit com o mesmo valor. Se main não devolve explicitamente um valor, o valor passado para o processo chamador é tecnicamente indefinido. Na prática, a maioria dos compiladores C devolvem 0 (zero).

Também é possível declarar main como void se ela não devolve um valor. Alguns compiladores geram uma mensagem de advertência (warning), se a função não é declarada como void e também não devolve um valor.

Marcos Laureano 2009/05/08 10:40

main.txt · Última modificação: 2009/05/08 10:33 por laureano
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0