Função socket

Sintaxe:

int socket(int domain, int type, int protocol);


A função socket cria um ponto de comunicação e retorna um descritor para um arquivo ou –1 se houve algum erro (como as funções creat e open). Deve-se passar o domínio da comunicação (tipo da comunicação). Normalmente, para comunicações TCP/IP utiliza-se AF_INET neste campo. O tipo da comunicação (TCP ou UDP), para comunicação TCP utiliza-se SOCK_STREAM e para UDP SOCK_DGRAM. O campo protocolo identifica um protocolo em particular que se deseja utilizar, normalmente é passado 0 (zero) neste campo. Os tipos e domínios de comunicação estão descritos em sys/types.h e sys/socket.h.

Veja o exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <errno.h>
#include <sys/types.h>
#include <sys/socket.h>
 
int main(void)
{
   int iSock;
   iSock = socket(AF_INET, SOCK_STREAM, 0);
   if( iSock == -1)
   {
      perror("socket:");
      exit(1);
   }
   return 0;
}

Marcos Laureano 2008/04/25 06:18

socket.txt · Última modificação: 2008/10/28 15:09 por laureano
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0