Sintaxe:
ssize_t send(int socket, const void * buffer, size_t len, int flags);
ssize_t sendto(int socket, const void * buffer, size_t len, int flags, const struct sockaddr * to, socklen_t tolen);
A função send é utilizada para enviar uma mensagem para outro socket. Para o envio de mensagens, também pode ser utilizada a função write (o mesmo que passar o valor 0 em flags da função send). A função retorna o número de bytes enviados ou –1 se houve erro.
A função send é utilizada em conexões TCP (stream) ou orientada a conexão.
A função sendto tem a mesma função e retorno da função send, exceto que é utilizada para comunicação não orientada a conexão (UDP).
A função send deve ser utilizada em conjunto com a função recv. A função sendto deve ser utilizada em conjunto com a função recvfrom.
Veja o exemplo:
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <strings.h> #include <errno.h> #include <sys/types.h> #include <sys/socket.h> #include <netinet/in.h> #include <arpa/inet.h> int main(void) { int iSock; struct sockaddr_in my_addr; iSock = socket(AF_INET, SOCK_STREAM, 0); if( iSock == -1) { perror("socket:"); exit(1); } my_addr.sin_family = AF_INET; my_addr.sin_port = htons(4950); my_addr.sin_addr.s_addr = INADDR_ANY; bzero(&(my_addr.sin_zero), 8); if( bind(iSock, (struct sockaddr *)&my_addr, sizeof(struct sockaddr)) == -1) { perror("bind:"); exit(1); } if( listen( iSock, 10 ) < 0) { perror("listen:"); exit(1); } while(1) { int iFd; struct sockaddr_in client_addr; socklen_t sin_size; char szMensagem[100]; sin_size = sizeof(struct sockaddr_in); if( (iFd = accept(iSock, (struct sockaddr *) &client_addr, &sin_size)) < 0) { perror("accept:"); exit(1); } printf("\nServidor recebeu conexao de %s", inet_ntoa(client_addr.sin_addr)); /* identifica a origem da conexão */ memset(szMensagem, 0, sizeof(szMensagem)); strcpy(szMensagem, "Ola cliente\n"); if( send( iFd, szMensagem, strlen(szMensagem),0) < 0) /* envia uma mensagem para o cliente */ { perror("send:"); exit(1); } } return 0; }
— Marcos Laureano 2008/04/25 06:32