Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


case_sensitive

O C é "Case Sensitive"

Um ponto importante da linguagem C e que deve ser ressaltado: o C é Case Sensitive, isto é, maiúsculas e minúsculas fazem diferença. Se declarar uma variável com o nome soma ela será diferente de Soma, SOMA, SoMa ou sOmA. Da mesma maneira, os comandos do C if e for, por exemplo, só podem ser escritos em minúsculas pois senão o compilador não irá interpretá-los como sendo comandos, mas sim como variáveis.

Veja o Exemplo:

#include <stdio.h> 
 
int main ()    
{ 
   printf("Ola! Eu estou vivo!\n");
   return(0);
} 

A linha #include <stdio.h> diz ao compilador que ele deve incluir o arquivo-cabeçalho stdio.h. Neste arquivo existem declarações de funções úteis para entrada e saída de dados (std = standard, padrão em inglês; io = Input/Output, entrada e saída ⇒ stdio = Entrada e saída padronizadas). Sempre que for utilizado uma destas funções deve-se incluir este comando. O C possui diversos arquivos-cabeçalho.

A linha int main() indica que está sendo definido uma função de nome main. Todos os programas em C têm que ter uma função main, pois é esta função que será chamada quando o programa for executado. O conteúdo da função é delimitado por chaves { }. O código que estiver dentro das chaves será executado seqüencialmente quando a função for chamada. A palavra int indica que esta função retorna um inteiro. O que significa este retorno será visto posteriormente, quando estudarmos um pouco mais detalhadamente as funções do C. A última linha do programa, return(0); , indica o número inteiro que está sendo retornado pela função, no caso o número 0.

A única coisa que o programa realmente faz é chamar a função printf(), passando a string (uma string é uma seqüência de caracteres, que será visto posteriormente) “Ola! Eu estou vivo!\n” como argumento. É por causa do uso da função printf() pelo programa que deve-se incluir o arquivo-cabeçalho stdio.h. A função printf() neste caso irá apenas colocar a string na tela do computador. O \n é uma constante chamada de constante barra invertida. No caso, o \n é a constante barra invertida de new line e ele é interpretado como um comando de mudança de linha, isto é, após imprimir Ola! Eu estou vivo! o cursor passará para a próxima linha. É importante observar também que os comandos do C terminam com ; (ponto e vírgula).

Marcos Laureano 2009/05/08 10:46

case_sensitive.txt · Última modificação: 2023/09/12 16:14 por 127.0.0.1