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Ponteiros

Conceitos

A Linguagem C implementa o conceito de ponteiro. Um ponteiro é um tipo de dado como int, char ou float. A diferença do ponteiro em relação aos outros tipos de dados é que uma variável que seja ponteiro irá guardar um endereço de memória.

Através deste endereço pode-se acessar a informação, dizendo que a variável ponteiro aponta para uma posição de memória. O maior problema em relação ao ponteiro é entender que quando se está trabalhando com o seu valor (endereço de memória) e quando se está trabalhando com a informação apontada por ele (conteúdo).

Por ser um endereço deve-se especificar que tipo de variável será encontrado na posição apontada pelo ponteiro. Assim é informado que foi criado um ponteiro para um inteiro (no endereço indicado pelo ponteiro será encontrado um valor inteiro e o compilador deve gerar código para tratar este endereço). Ponteiros podem ser utilizados para uma estrutura ou um ponteiro para um arquivo.

Definição de Ponteiros

Sintaxe:

tipo * nome_variável;


Para se definir uma variável do tipo ponteiro, deve-se colocar um asterisco (*) na frente de uma definição normal daquele tipo. O asterisco deve ser colocado entre o tipo e o nome da variável.

A definição de um ponteiro é somente a definição de um espaço de memória que conterá outro endereço. Portanto ao definir um ponteiro somente é alocado o espaço do endereço e não do valor. Para utilizar um ponteiro, é preciso sempre inicializar o mesmo, ou seja, colocar um endereço válido para depois realizar o acesso.

Veja o exemplo:

int main (void)
{
   int *piInteiro; /*ponteiro para inteiro */
   char *pcCaractere; /*ponteiro para um caractere */
   float *pfPontoFlutuante; /*ponteiro para um ponto flutuante */
   return 0;
}

Uso de Ponteiros

Um ponteiro pode ser utilizado de duas maneiras distintas. Uma maneira é trabalhar com o endereço armazenado no ponteiro e outro modo é trabalhar com a área de memória apontada pelo ponteiro. É importantíssimo diferenciar estes dois modos para não causar problemas.

Quando se quiser trabalhar com o endereço armazenado no ponteiro, utiliza-se o seu nome sem o asterisco na frente. Sendo assim qualquer operação realizada será feita no endereço do ponteiro.

Na maioria dos casos, se deseja trabalhar com a memória apontada pelo ponteiro, alterando ou acessando este valor. Para isto deve-se colocar um asterisco antes do nome do ponteiro. Quando isto for feito o compilador irá gerar o código para acessar a memória apontada e não com o valor do endereço.

/* programa_ponteiro01.c */
 
#include <stdio.h>
 
int main(void)
{
   int * piA; /* ponteiro para inteiro */
   int iVariavel;
 
   iVariavel = 10;
 
   piA = &iVariavel; /* O ponteiro piA recebe o endereço de memória da variável iVariavel */
 
   printf("\nEndereço: %d", piA);
   printf("\nValor   : %d", *piA);
 
   *piA = 1975; /* Indica que endereço de memória, representado pelo ponteiro, irá receber o valor 1975 */
 
   printf("\nValor alterado: %d", iVariavel);
   printf("\nValor         : %d", *piA);
 
   return 0;
}

Parâmetros de Saída

Para fazer a saída de valores via parâmetros de função, deve-se definir este parâmetro como sendo do tipo ponteiro. Na chamada da função deve-se colocar o endereço de uma variável local ou global neste parâmetro. Para retornar um valor deve-se portanto utilizar o asterisco antes do nome do parâmetro, indicando assim que esta sendo mudando o valor naquele endereço passado como parâmetro.

/* programa_ponteiro02.c */
 
#include <stdio.h>
 
/* Indica que o último parâmetro é um ponteiro para inteiro. */
void soma (int iValorA, int iValorB, int *piValor)
{
  *piValor = iValorA + iValorB;
   return;
}
 
int main(void)
{
   int iValor_a, iValor_b, iResultado;
 
   printf("\nEntre com os valores:");
   scanf("%d %d", &iValor_a, &iValor_b);
 
   /* Como está sendo passado o endereço de memória da variável (ponteiro), qualquer 
      alteração será realizada na memória. */
   soma(iValor_a, iValor_b, &iResultado);
   printf ("Soma : %d\n", iResultado);
   return 0;
}

Exemplo trocando 2 valores:

/* programa_ponteiro03.c */
 
#include <stdio.h>
 
void troca(int * piValor_a, int * piValor_b)
{
   int iAux;
   iAux = *piValor_a;
   *piValor_a = *piValor_b;
   *piValor_b = iAux;
   return;
}
 
int main(void)
{
   int iValor_a, iValor_b;
   iValor_a = 10;
   iValor_b = 20;
 
   troca(&iValor_a, &iValor_b);
 
   printf("\nValor a = %d", iValor_a);
   printf("\nValor b = %d", iValor_b);
   return 0;
}

Operações com Ponteiros

Pode-se realizar as operações de soma e subtração do valor do ponteiro, ou seja, do endereço armazenado na variável.

Um detalhe a ser observado é que esta soma estará condicionada ao tamanho do tipo que o ponteiro aponta. Suponha que exista um ponteiro para um inteiro, que ocupa 4 bytes na memória. Ao se somar uma unidade neste ponteiro (+ 1) o compilador interpretará que se deseja que some um valor que permita acessar o próximo inteiro e irá gerar código para somar 4 unidades no endereço do ponteiro.

/* programa_ponteiro04.c */
 
#include <stdio.h>
int main(void)
{
   int *piInt;
   int iValor;
   char *pcChar;
   char cValor;
 
   piInt = &iValor;
   pcChar = &cValor;
 
   printf("Endereco de piInt  = %d\n", piInt);
   printf("Endereco de pcChar = %d\n", pcChar);
 
   piInt++;
   pcChar++;
 
   printf("Endereco de piInt  = %d\n", piInt);
   printf("Endereco de pcChar = %d\n", pcChar);
   return 0;
} 

Ponteiros e Matrizes

Quando é passado um vetor ou matriz como parâmetro, a Linguagem C coloca o endereço na pilha. Pode-se então definir o tipo do parâmetro como um ponteiro e acessar a matriz dentro da função como se fosse um ponteiro.

/* programa_ponteiro05.c */
 
#include <stdio.h>
void imprime(int * piVet)
{
   int i;
   for (i=0; i < 5; i++)
   {
      /* Seria o equivalente:
         imprima vet[i];
         i++ */
      printf("\nConteudo na matriz na posicao %d=%d",i, *piVet);
      printf("\nEndereço de memória = %d", piVet );
      piVet++;
   }
   printf ("\n");
   return;
}
 
int main(void)
{
   int matriz[5] = {1, 2, 3, 4, 5};
   printf("\nTamanho da matriz = [%d]", sizeof(matriz));
   imprime(matriz);
   return 0;
}

Ponteiros e Strings

Acessar um vetor como ponteiro e vice-versa é muito comum quando é utilizado strings. Quando é definido um vetor de caracteres, pode-se acessar o mesmo através de um ponteiro para caractere. Este ponteiro estará sempre apontando para um único caractere da string e através de operações sobre o ponteiro (incremento ou decremento) pode-se caminhar no vetor.

/* programa_ponteiro06.c */
#include <stdio.h>
int main(void)
{
   char sNome[30] = "Marcos Aurelio";
   char *pcCaracter;
 
   /* Aponta para o primeiro caractere da string ou vetor. */
   pcCaracter = (char *) &sNome; 
 
   /* Pegando o tamanho da variável na memória e não o tamanho da matriz. */
   printf("\nTamanho da string = %d", sizeof(sNome));
   printf("\nEndereço da 1a. posicao = %d\n", pcCaracter );
   while (*pcCaracter != NULL)
   {
      putchar(*pcCaracter); /* Seria o equivalente: */
      pcCaracter++;         /* imprima sNome[i];
                               i++; */
   }
   putchar ('\n');
   printf("\nEndereço da última posicao = %d", pcCaracter );
   return 0;
}

Argumentos de Entrada

De dentro de um programa C pode-se acessar a linha de comando que ativou o programa, permitindo assim passar valores para o programa na sua chamada.

Os valores passados para o programa são chamados de argumentos e pode-se acessá-los colocando-se dois parâmetros na definição da função main. O primeiro parâmetro deve ser do tipo inteiro e conterá a quantidade de argumentos passados na linha de comando. É importante observar que o nome do programa é um argumento e portanto será contado como tal. Posto isto, vale dizer que sempre este parâmetro irá considerar o nome do programa como argumento.

O outro parâmetro que deve ser colocado é um vetor de ponteiros. Cada ocorrência deste vetor será um ponteiro para uma string contendo o argumento passado para o programa.

/* programa_ponteiro07.c */
#include <stdio.h>
 
/* argc - Contém o número de argumentos passados. Será sempre pelo menos 1, pois o nome do 
          programa é sempre passado como 1º argumento.
   argv - Conterá os argumentos passados. Os argumentos são separados por um espaço em branco 
          ao ser passado na linha de comando. */
int main (int argc, char *argv[])
{
   int i;
 
   printf ("Argumentos digitados\n");
   for (i=0; i < argc; i++)
   {
      printf ("Argumento %d - %s\n", i + 1, argv[i]);
   }
   return 0;
}

Lista de funções

Marcos Laureano 2009/05/11 18:46

ponteiros.txt · Última modificação: 2023/09/12 16:14 por 127.0.0.1